Você fez alguma promessa de ano novo em janeiro? Certo, quantas das promessas já foram deixadas de lado? Eis algumas razões importantes para você não deixar que a implementação de um programa diversificado da cadeia de suprimentos se torne um desses itens de coisas não cumpridas das resoluções de ano novo.

Embora a diversidade de fornecedores seja apenas um elemento do planejamento moderno da cadeia de suprimentos, ela está se tornando cada vez mais importante para empresas privadas, órgãos governamentais e organizações sem fins lucrativos. “Diversidade de fornecedores” significa um forte compromisso com a criação e manutenção de uma cadeia de suprimentos diversificada que garanta a inclusão de grupos diversos em seus planos de compras, incluindo empresas cujos proprietários são mulheres e minorias sociais.

MAIS DO QUE COTAS

É um erro pensar em diversidade de fornecedores apenas como um sistema de cotas ou um programa social desenvolvido para ajudar grupos sociais distintos, ao mesmo tempo em que agrega valor mínimo à sua cadeia de suprimentos. Na verdade, o compromisso com a diversidade de fornecedores pode dar à sua empresa uma vantagem competitiva considerável de várias formas:

  • Maior retorno sobre o investimento (ROI). Um grande estudo realizado pelo Hackett Group de Atlanta mostrou os reais benefícios financeiros dos relacionamentos com fornecedores diversificados. Com base em um estudo realizado com 50 empresas dos setores de serviço e fabricação, a pesquisa demonstrou que as empresas com um forte foco em diversidade de fornecedores apresentaram um ROI de compras 133% maior do que a média das empresas do mesmo setor, gerando 3,6 milhões de dólares adicionais aos resultados líquidos de suas empresas.
  • Redução nos custos operacionais e lucros maiores. Essas mesmas empresas gastam em média 20% menos em suas operações de compra e relataram níveis de equipe de compras menores do que metade das empresas similares sem programas de diversidade de fornecedores. As estatísticas também mostraram que empresas que buscam ativamente uma cadeia de suprimentos diversificada são mais lucrativas.
  • Outros benefícios. Um forte compromisso com a diversidade de fornecedores também pode:
    • Promover a inovação por meio da introdução de novos produtos, serviços e soluções
    • Expandir sua gama de canais de compras de bens e serviços
    • Impulsionar um aumento na concorrência (no preço e serviço) entre os fornecedores atuais e potenciais
    • Abrir novas oportunidades para expansão dos negócios, enfatizando as novas necessidades dos consumidores através da mudança nas tendências demográficas
    • Mostrar o compromisso da sua empresa em fazer negócios em mercados multiculturais com aumento rápido dos grupos de consumidores

COLHENDO OS FRUTOS

As empresas com pensamentos progressistas estão liderando o mercado multicultural, encontrando novas formas criativas de incorporar a diversidade de fornecedores aos seus processos de negócios. Duas dessas empresas desenvolveram relacionamentos bem fortes com as empresas cujos proprietários pertencem a uma minoria social e estão aproveitando os benefícios.

  • Só em 2007, o Wal-Mart gastou mais de 3,9 bilhões de dólares com cerca de 2.000 empresas fornecedoras cujos proprietários pertencem a uma minoria social, envolvendo a comunidade para ajudar a desenvolver sua rede. O Wal-Mart aproveita o crescimento das empresas hispânicas para atender às necessidades de seus clientes. Por exemplo, a Ruiz Foods, a maior empresa de comida mexicana congelada nos Estados Unidos, é um dos maiores fornecedores de produtos domésticos do Wal-Mart.
  • A IBM foi a primeira empresa de TI a ultrapassar a marca de 1 bilhão de dólares com empresas fornecedoras cujos proprietários são a minoria, gastando 2,3 bilhões de dólares com empresas diversificadas em serviços, gestão de instalações, viagens e subcontratação de serviços técnicos em 2007.

Muitas empresas e organizações se programaram para implementar um grupo de fornecedores diversificados sem expectativas reais de um retorno tangível sobre o investimento. Elas podem até prever um aumento nos custos e maiores encargos administrativos.

A grata surpresa é que um forte programa de diversidade de fornecedores não precisa custar mais e pode trazer benefícios inesperados aos negócios que ajudam nos seus resultados.